Conteudo

Espaço para divulgação de informação, mais centrada na cultura hiphop

Pages

sábado, 4 de dezembro de 2010

Entrevista a Resistente (Rap Project'z)


               CEPRO                  RESISTENTE

 É muito lógica a primeira pergunta, mas porque a alcunha “RESISTENTE” ?

Essa alcunha surgiu mais ou menos quando eu comecei a rimar, na altura o meu grupo tinha 3 elementos, eu, o Sand OG e o Revoltado (que já abandonou o grupo), éramos da mesma escola naquela altura estávamos todos no 7ºano se não estou em erro, ya ai começamos a fazer as primeiras musicas, na altura só o people da escola e que sabia quem nos éramos (risos) e ai muito people me foi criticando a mim e aos membros do meu grupo, e claro que naquela altura levávamos muito a peito aquilo que nos diziam e por momentos pensamos em desistir, mas confesso que ouve uma espécie de "Inquietação" em mim que não me deixava parar, ai fui continuando a fazer as minhas cenas, depois de muitas "bocas" o people começou a sentir os trabalhos, foi assim que então realizei o meu objectivo, que naquela altura era por o people todo que me criticava a curtir o meu som (como já referi em algumas faixas), e foi a partir daí eu próprio me intitulei de "Resistente" pois nunca desisti, e de certa forma "resisti" a todos os que falavam mal de mim e dos meus, daí o meu nome Resistente...

Com 18 anos e já na 5 mixtape (se não me engano) é lógico perguntar, com que idade começaste a compor as tuas primeiras letras?

Já na 5º mixtape, so este ano (risos) tenho alguns trabalhos ja mais antigos como a Mixtape "Revolta Poetica" Vol.1 & 2, fiz também um EP chamado "Minha Musica" e também uma mixtape chamada "Resistencia Verbal" que penso que foi a minha primeira mixtape acho que alguns destes trabalhos ainda estão disponíveis no blog ,portanto comecei a rimar aos 12 anos e esses trabalhos foram aparecendo ao longo desse tempo, já lá vão mais de 5 anos...

És de que zona ?

Cacém, Linha de Sintra you know (risos)

Como classificas o Rap da tua zona em relação ao resto do país?

Acho que no mundo do rap a nossa zona é a que se tem destacado mais, cada vez mais a linha de sintra e reconhecida como a "capital do rap tuga", muitos trabalhos de qualidade saem com carimbo da LS, e acho que isso e motivo de orgulho para todos os rappers da linha de sintra, 4real...



 “Revolta Poetica” Porque este titulo ?

Essa ideia surgiu ha mais ou menos 2 anos quando lancei o 1º volume,na altura o meu grupo chamava-se "Revoltados da Poesia" e como tal queria criar um titulo alusivo ao nome do meu grupo, daí surgiu a "Revolta Poetica"


Qual a principal diferença entre os quatro volumes dessa saga de mixtape ?

Em termos de conteúdo não há muita diferença entre elas, é uma saga que eu ainda estou a dar continuidade apenas para provar daquilo que as minhas palavras e as minhas rimas são capazes, ou seja do vol.1 para o vol.4 tu se ouvires a cena vais sentir uma constante evolução de volume para volume, pelo menos e essa a minha opinião e penso que o people que curte a minha cena sente o mesmo



Na música Haterz, NGA afirma: “o futuro é Young Cleo, Mr. OG, Resistente”. Que impacto teve em ti este verso?


yeaah, se o rei da ls disse, quem sou eu para dizer o contrario (risos).Como e obvio essa line, nao digo um impacto, mas e sempre um o orgulho sermos reconhecidos como "futuro do rap" de uma pessoa tão importante nesta cultura como ele é, falo por mim, pelo Og e pelo Cleo, de certeza que eles sentem o mesmo...

Qual o som que serviu como rampa de lançamento?

Não digo que foi 1 som que me lançou, a meu ver o que me lançou foi mesmo a qualidade e a quantidade dos meus trabalhos, tou praticamente sempre em estúdio a lançar novas cenas para o people curtir e com o passar do tempo as pessoas começaram a consumir cada vez mais a minha musica e a identificarem-se com ela, no fundo penso que foi o impacto e a diversidade que a minha musica tem...

 
Consegues apontar as principais diferenças entre a velha e a nova escola no Rap Português ?

Epa podia-te dar 1000 difrenças, mas a meu ver a principal diferença e que cada vez acontece mais, são mesmo os "Beefs" entre rappers, nesta cultura há muitos desentendimentos entre mc's coisa que na velha escola não existia, ou pelo menos não existia tanto, alem disso como sabemos muita gente não leva o rap como uma vertente musical e com essas atitudes acho que estamos a diminuir as hipóteses de fazer ver as pessoas que o Rap e um estilo de musica como outro qualquer, e não musica para "pretos e bandidos" como o people está habituado a dizer...

De todos os MC´s que já trabalhaste, algum deu-te um prazer especial em trabalhar?

Sem duvida, foi o Nga, porque e uma pessoa que sempre teve grande impacto em mim e na minha musica e alem disso é uma das minhas inspirações não só como rapper, mas tambem como homem, foi um orgulho para mim quando ele me convidou para o "Impacto 4" em que entrei com o Mr.og , o King Gi e o Young Cleo na faixa "LS forever" foi o primeiro tema em que trabalhei com ele, sem duvida foi um dos pontos mais altos desde que comecei...



No rap tuga, quais os nomes que mais sentes?

Além de mim (risos), são ainda alguns nomes, mas os que mais tou a sentir neste momento é a Força Suprema que está constantemente a lançar cenas novas com muita qualidade, Valete que tem um vocabulário e uma mensagem muito forte, e o meu boy Xakal Da Gun que para mim e um dos melhores mc's da nova escola...







 

Queres deixar uma ultima dica para os leitores desta entrevista?

Queria agradecer a todo o people que me apoia, nao so a mim mas também aos Rap Project'z, a todo o people que consome a minha musica, que saca e compra as minhas cenas, um shoutout também ao meu mano célio e ao seu blog CE-PRO por esta entrevista, um muito obrigado a todos assinado em baixo


RESISTENTE, One Love



0 Comentários:

Enviar um comentário